[email protected]
Seg a Sex - 9h às 18h

Os financiamentos são destinados à compra de um bem específico, móvel ou imóvel, tais como carros, motos, apartamentos, etc. A obtenção do financiamento é um pouco mais detalhada porque, além da análise de crédito normal, é feita uma análise específica, em que a instituição avalia se a documentação do bem a ser adquirido está em ordem e se o valor solicitado está compatível com a renda do cliente e o preço de mercado.

Quando sua renda não for suficiente, há a possibilidade de compor renda com familiares. Mas no máximo outras duas pessoas, desde que sejam consanguíneas do comprador. Também são aceitos casais. Com isso, fica mais fácil conseguir a aprovação para um financiamento de alto valor por um longo período.

O bem financiado é dado como garantia, isso significa que, enquanto as parcelas estão sendo pagas, ele é propriedade da instituição financeira e o direito de uso é seu. Quando o contrato é quitado, a propriedade é transferida a você. Em caso de inadimplência, o bem pode ser vendido e usado na quitação da dívida. O negócio pode parecer arriscado para o cliente, mas é importante ter consciência que é justamente essa garantia que faz com que os juros dos financiamentos sejam mais baixos, viabilizando a construção de seu patrimônio.

Outra forma de obter recursos é aquela em que você oferece um bem quitado em garantia para obter uma taxa de juros reduzida. Essa modalidade pode ser considerada uma combinação entre crédito e financiamento.

O comprador pode amortizar uma parte do saldo devedor e reduzir ou o prazo de pagamento do empréstimo. Ou manter o prazo e diminuir a parcela. A orientação é que opte pela primeira hipótese.

As instituições financeiras só concedem o crédito caso a prestação mensal não exceda 30% da renda bruta familiar ou individual.

O tomador de crédito deve ter no mínimo 18 anos, estar com o nome limpo nas empresas de proteção de crédito e comprovar renda suficiente para pagamento das futuras prestações do empréstimo.